Pastoral da Catequese

A Pastoral da Catequese na nossa paróquia, começou com um grupo de jovens que receberam instruções de uma missionária alemã chamada Ildegard. Ela fazia reuniões periódicas com os catequistas. Com a chegada de Pe. Tiago essas reuniões passaram a ser mensais, sempre no segundo domingo e, posteriormente no último domingo. Pe. Tiago também organizou as semanas de catequese que aconteciam anualmente no mês de janeiro. A primeira semana de catequese foi realizada no canto do mangue, depois no casarão do próprio padre e as últimas aconteceram em Parnamirim no centro pastoral da paróquia Nossa Senhora de Fátima. Ao todo foram realizadas oitenta semanas de catequese, duas por ano, em quarenta anos.

Atualmente, a pastoral conta com cerca de oitenta catequistas distribuídos pelas sete comunidades da paróquia, atuando na pré-catequese (para crianças que não têm a idade mínima para fazer a primeira Eucaristia), catequese de 1ª Eucaristia, catequese de perseverança (para as crianças que ainda não têm idade para fazer a crisma) e a catequese de crisma. Os catequistas realizam encontros semanais com seus catequizandos, com duração média de duas horas. Estes encontros são planejados em conjunto com a equipe de catequistas da comunidade e da paróquia. Também participam de reuniões periódicas de formação e ainda atuam de forma ativa em outros eventos da paróquia.

Com o novo modelo de evangelização Iniciação à vida cristã a Catequese começa um novo jeito de evangelizar. A partir do Doc. 97 – Iniciação à vida cristã, temos um novo desafio. A formação das crianças, jovens e adultos, passa pela experiência do Catecumenato. Processo que quer levar as pessoas ao encontro e experiência com Jesus Cristo.

A Coordenação da catequese paroquial é formada por uma comissão e um articulador.

Quem forma essa comissão são as comunidades: Matriz de Santa Maria Mãe,  e as capelas de: Santa Luzia (Igapó), Espírito Santo, São Marcos, São José, Sagrado Coração de Jesus, São João Evangelista e Santa Luzia (Panorama). Reunimos-nos mensalmente para refletir, pensar, organizar e orientar a nova evangelização das comunidades.

Pastoral da Catequese Pastoral da Catequese Pastoral da Catequese Pastoral da Catequese Pastoral da Catequese Pastoral da Catequese Pastoral da Catequese Pastoral da Catequese Pastoral da Catequese