Pastoral Familiar

A Pastoral Familiar da Paróquia Santa Maria Mãe teve início no dia 09 de setembro de 1995, com a participação de oito casais da comunidade.

A Pastoral Familiar se propõe a defender e a promover três causas vitais:

. dignidade da pessoa humana

. o sacramento do matrimônio e

. a inviolabilidade da vida e da família.

O trabalho desenvolvido pela pastoral é amplo e abrangente seu enfoque principal é promover, fortalecer e evangelizar a família:

Dentre as principais ações destacam-se:

1. Unir esforços para que a família seja, de fato, um santuário de vida. Valorizar o ser humano em todos os seus estágios, desde a concepção até a morte; repudiando por todos os meios qualquer manifestação  de aborto, sejam quais forem os motivos e falsas justificativas: rejeitando todos os métodos artificiais de contracepção e ajudando a compreender e praticar os métodos naturais, quando houver motivos para utilizá-los.

2. Promover o fortalecimento dos laços familiares nos ensinamentos evangélicos e apontar caminhos para a solução das crises e dos problemas intrafamiliares de todo tipo, a fim de evitar as separações e o divórcio.

3. Incentivar o crescimento da espiritualidade familiar de diferentes maneiras, de tal modo que pais e filhos encontrem no lar o ambiente, mas propício para o desenvolvimento da sua vida cristã.

4. Despertar a família para o seu papel  educador, de escola onde se aprendem e experimentam os valores humanos e evangélicos. Preparar as novas gerações para o matrimônio. A tarefa educativa é para os pais uma missão sagrada, insubstituível e inalienável.

5. Despertar o sentido missionário da família. É a família que evangelizará a família. Oferecer contínuo apoio aos casais e famílias das comunidades e paróquias, e reaproximar as famílias afastadas da igreja.

A partir de 2011 a pastoral passou por diversas adaptações. Podemos assim, hoje, dividir a Pastoral Familiar:

Setor de Pastoral Pré-Matrimônio

Ocupa-se da preparação básica da para o matrimônio até sua celebração sacramental.

Setor de Pastoral Pós-Matrimônio

A grande missão deste setor é a vida matrimonial e familiar dos paroquianos: acompanhá-los, orientá-los e apoiá-los.

Setor de Pastoral para as Situações Especiais

Este setor é responsável pelas atividades pastorais junto aos chamados casos difíceis, situações especiais pelas quais passam as famílias presente na área da Paróquia.

Pastoral Familiar Pastoral Familiar Pastoral Familiar Pastoral Familiar Pastoral Familiar Pastoral Familiar Pastoral Familiar